domingo, 28 de março de 2010

Oração no Domingo de Ramos




DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR
28 DE MARÇO

TU SABES, SENHOR!

Tu sabes, Senhor,
Que com tua entrada em Jerusalém, com jumento e tudo,
se cumpre o anunciado pelos profetas.
Que os que hoje te aclamamos e te exaltamos,
ainda recordando teus milagres e sinais,
tuas palavras e teu consolo
logo, logo, ao virar a esquina,
trocaremos as palmas pelo “Crucifica-o! Crucifica-o!”.

Tu sabes, Senhor,
Que, como Pedro, hoje prometemos amizade eterna,
te cantamos hinos e louvores
e, amanhã, fingiremos não ter te conhecido
ou esconderemos nossos rostos
com a intenção de não complicarmos nossa vida.

Tu sabes, Senhor,
Que o triunfal monumento que hoje levantamos
logo o ofereceremos ao melhor impostor,
aos simples reis da terra,
aos que, sem ter palavras eternas,
nos seduzem e nos confundem,
nos afastam de Ti e nos separam da tua Graça.

Tu sabes, Senhor,
Que a coroa que te espera
não é de ouro, mas forjada com espinhos.
Que o trono que te aguarda
não está talhado em madeira de ébano,
mas esculpido na cruz que produz vertigem e pranto.

Tu sabes, Senhor,
Que o nosso sim amanhã será um não.
Que os nossos cantos se converterão em silêncios.
Que nossas aclamações darão lugar a deserções.
Que nossos gritos se transformarão em timidez.

Tu sabes, Senhor,
Que tua entrada em Jerusalém
é o início de uma aventura tingida de sofrimento,
de sacrifício, prova e morte…
Mas com a redenção final.

TU SABES, SENHOR!


Padre Javier Leoz
Site Javier Leo

terça-feira, 23 de março de 2010

ESCOLHIDO, AMADO E UNGIDO POR DEUS!




"Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu quem vos escolhi e vos designei para irdes e produzirdes fruto e para que vosso fruto permaneça, a fim de que tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome Ele vos dê."


Temos alegria de celebrar hoje os 10 anos de Ordenação sacerdotal do Pe. Marcos Oliveira e diante de Deus, damos graças por esta dádiva que é tê-lo entre nós.

Outrora ja dizia: És filho amado e pai de muitos filhos que a ti foi confiado, não pelos laços da carne, mas pela filiação divina. Nos ama com zelo e com tal zelo queremos retribuir esse amor sendo fiéis àquilo que nos ensina, no cumprimento amoroso de nossa vocação e missão, unindo-nos sempre, pela força do Espirito Santo, nesta incansável luta de sermos e formamos novos discipulos para Jesus, pois é o que tem nos orientado e nos ensinado, muitas vezes sem nada dizer,pois o fazes com o vosso testemunho.

Fostes escolhidos por Deus e trazemos a certeza que no seu mistério insondável, Deus escolhe livremente aqueles que deseja, não por mérito, mas por amor e em vista da missão e vocação de cada um.E a vossa vocação é linda, pois trabalhas laboriosamnete na formação de jovens, casais, famílias que sejam agradáveis a Deus. Trabalhas para que sejamos discípulos decididos pela glorificação de Deus que não é outra, senão a salvação das almas.

Já dizia Bento xv1 por ocasião de aniversario de sua ordenação :"No 'sim' da Ordenação sacerdotal, fizemos a renúncia fundamental à autonomia, à auto-realização. No entanto, é preciso, dia após dia, cumprir este grande 'sim' entre os demais 'sins' e nas pequenas renúncias. Se cultivarmos uma verdadeira familiaridade com Cristo, então poderemos experimentar a alegria da sua amizade".

É o que aqui desejamos ao Pe. Marcos pela ação misericordiosa da graça de Deus: a renovação de seu sacerdocio na luta de cada dia, no pastoreio de tantas ovelhas que lhe foram confiadas; a restauração de suas forças, assim como os bens necessarios no seguimento de Jesus para que a cada novo dia o seu viver seja Cristo.

Obrigada Pe. Marcos pelo vosos sim, pelo cuidado zeloso que tens com cada um de nós. Obrigada por ser o pai dessa grande familia que é o DISCIPULADO.

Parabéns! Nós exaltamos ao Senhor que te escolheu, ungiu e consagrou e nos fez participantes desta grande vitória.

GRAÇA E PAZ!


Leila Lemos
Conselho Geral do DJC

quarta-feira, 17 de março de 2010

"Rejubila-te! O Senhor está contigo"!



Olá, irmãos e amigos do Blog e da nossa famíla DJC, é com o coração cheio de alegria que manifestamos nossa gratidão a Deus pelos 10 anos de Ordenação Sacerdotal (24/03) de Pe. Marcos Antonio de Oliveira, Acompanhante Geral do Discipulado de Jesus Cristo e Pároco de Antonio Bezerra

Celebremos com júbilo a graça de Deus manifesta na vida deste servo. Com todo amor do nosso coração quero convidar a todos para que intercedamos fervorosamente pela vida sacerdotal deste pastor que tão maorosamnete nos tem conduzidos como rebanho, a Cristo Nosso Senhor.

Rezemos para que sua fidelidade ao Senhor se renove a cada dia, correspondendo a altura de tao sublime vocaçao que por misericórdia recebeu de Deus, pois ele é sacerdote não por mérito, mas pela misericordia de Deus.

Já estamos rezando, mas você pode fortalecer essa rede de intercessão rezando nos grupos, nas intercessões, nos seu ministério especifico, como também deixar sua oração no Espaço de Intercessão colocado no lado direito dessa postagem.

Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus, é o maior tesouro que o bom Deus pode conceder a uma paróquia e um dos dons mais preciosos da misericórdia divina.

domingo, 14 de março de 2010

Quaresma - A Atração do Senhor



«A Atração do Senhor»

Atrai-me, Senhor, para que me liberte do que me escraviza
Atrai-me, Senhor, e que possa viver mais Contigo
Atrai-me, Senhor, e que escute tua voz com mais nitidez
Atrai-me, Senhor, para submergir-me na Páscoa
Atrai-me, Senhor, e compartilhe eu Contigo a tua hora
Atrai-me, Senhor, e assim descubra a grandeza de tua obra
Atrai-me, Senhor, e que sejas Tu, meu ímã e minha força
Atrai-me, Senhor, e que volte daquilo que me debilita
Atrai-me, Senhor, e que sinta o calor de tua Palavra
Atrai-me, Senhor, e compreenda a necessidade de ser salvo
Atrai-me, Senhor, e tira-me do lodo que me arrasta
Atrai-me, Senhor, e me empurra para subir Contigo a Jerusalén
Atrai-me, Senhor, e assim não fique perdido
Atrai-me, Senhor, quero um pouco de tua vida
Atrai-me, Senhor, pois necessito de mais fé e maior esperança
Atrai-me, Senhor, e faz-me descobrir o Rosto de Deus
Atrai-me, Senhor, e se escapo -
Não duvides - sou recuperável:
Torpe para as coisas do Pai
Rápido para as que o mundo oferece
Frágil para reter-Te como ao melhor amigo
Confiante com aqueles que não o são tanto.
E, se vês que eu resisto, Senhor, que te custa atrair-me?
Não me percas de vista, embora eu me afaste
Pois, por muito longe que eu me encontre,
Sigo crendo que Teu Olho alcança tudo
E tudo invade.
Amém.


Padre Javier Leoz

Fonte: A Voz do Silêncio

domingo, 7 de março de 2010

Quaresma – Deus acompanha-nos e sustenta-nos passo a passo nas provações



"O senhor ampara todos os que caem e reergue todos os combalidos"

Deus é Amor. Essa é a certeza mais inabalável que deve guiar a nossa vida, mesmo quando a dúvida nos assalta diante de grandes calamidades naturais, diante da violência de que a humanidade é capaz, diante dos nossos insucessos e fracassos, diante dos sofrimentos que nos afligem pessoalmente.

Que Deus é Amor, Ele mesmo nos demonstrou e continua a fazê-lo de mil modos: dando-nos a criação, a vida (e todo bem a ela vinculado), a redenção por meio do seu Filho, a possibilidade da santificação por meio do Espírito Santo.

Deus nos manifesta o seu Amor sempre: está próximo a cada um de nós, acompanhando-nos e sustentando-nos passo a passo nas provações da vida. Isso nos é confirmado pelo Salmo de onde foi tirada esta Palavra de Vida, que fala da insondável grandeza de Deus, do seu esplendor, do seu poder e, ao mesmo tempo, da sua ternura e da sua imensa bondade. Ele é capaz de façanhas prodigiosas e, ao mesmo tempo, é um pai repleto de atenções, e mais dedicado do que uma mãe.

De quando em quando todos nós temos de enfrentar situações difíceis, dolorosas, quer na nossa vida pessoal, quer nos relacionamentos com os outros. E às vezes constatamos toda a nossa fragilidade.

Encontramo-nos diante de muros de indiferença e de egoísmo. Sentimo-nos de mãos atadas diante de acontecimentos que parecem superar as nossas forças.

E quantas circunstâncias dolorosas cada um tem de enfrentar na vida! Quanta necessidade de que um Outro se preocupe com elas! Pois bem, nesses momentos a Palavra de Vida pode nos socorrer.

Jesus deixa que experimentemos a nossa incapacidade, certamente não com a intenção de nos desencorajar, mas para fazer-nos experimentar o extraordinário poder da sua graça, que se manifesta justamente quando parece que as nossas forças não vão resistir, a fim de nos ajudar a entender melhor o seu amor. Porém, com uma condição: que tenhamos uma total confiança Nele, como uma criancinha confia na sua mãe; um abandono ilimitado, que nos faz sentir nos braços de um Pai que nos ama assim como nós somos. E para Ele tudo é possível.

E nem mesmo a consciência dos nossos erros nos pode bloquear, porque Deus, sendo amor, nos levanta toda vez que caímos, como fazem o pai e a mãe com o seu filhinho.

Apoiados nesta certeza, podemos lançar Nele qualquer preocupação, qualquer problema, conforme o convite das Escrituras: “Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, pois Ele é quem cuida de vós”.

Também para nós, no início do Movimento, quando a pedagogia do Espírito Santo nos ensinava a dar os primeiros passos no caminho do amor, “lançar toda preocupação no Pai” era coisa de todos os dias e de várias vezes ao dia.

Lembro que eu dizia que não podemos segurar na mão uma brasa, mas logo a jogamos fora, pois do contrário ela queima. Assim também, com a mesma rapidez, lançávamos no Pai toda preocupação. E não lembro de nenhuma preocupação que Ele não tenha resolvido, quando lançada no seu coração.

Mas não é sempre fácil crer, e crer no seu amor.

Durante este mês esforcemo-nos por viver assim em todas as situações, mesmo nas mais intrincadas. Assistiremos vez por vez à intervenção de Deus, que nunca nos abandona, mas cuida de nós. Experimentaremos uma força jamais conhecida, capaz de liberar em nós aptidões novas e imprevistas.


Chiara Lubich

Fonte: A voz do silêncio

terça-feira, 2 de março de 2010

Conversão, abrir o coração a Cristo



“A Quaresma é uma oportunidade para ‘voltar a ser’ cristãos, através de um processo constante de mudança interior e de avanço no conhecimento e no amor de Cristo. A conversão não tem lugar nunca uma vez para sempre, mas é um processo, um caminho interior de toda a nossa vida. Certamente este itinerário de conversão evangélica não pode limitar-se a um período particular do ano: é um caminho de todos os dias, que tem que abarcar toda a existência, cada dia de nossa vida.

Desde este ponto de vista, para cada cristão e para todas as comunidades eclesiais, a Quaresma é a estação espiritual propicia a que se treine com maior tenacidade a busca de Deus, abrindo o coração a Cristo.

Santo Agostinho disse em uma ocasião que nossa vida é um exercício único do desejo de aproximarmo-nos de Deus, de sermos capazes de deixar Deus entrar em nosso ser. ‘Toda a vida do cristão – disse – é um santo desejo’. Se isso é assim, a Quaresma nos convida ainda mais a arrancar de nossos desejos a raiz da vaidade para educar o coração no desejo, quer dizer, no amor de Deus. ‘Deus – diz Santo Agostinho – é tudo o que desejamos’ ( Cf. «Tract. in Iohn.», 4 ). E esperamos que realmente comecemos a desejar a Deus e, deste modo, desejar a verdadeira vida, o amor mesmo e a verdade.

É particularmente oportuna a exortação de Jesus, referida pelo evangelhista Marcos: ‘Convertei-vos e crede na Boa Nova’ (Cf. Marcos 1, 15). O desejo sincero de Deus nos leva a rechaçar o mal e a realizar o bem. Esta conversão do coração é antes de tudo um dom gratuito de Deus, que nos criou para si e em Jesus Cristo nos redimiu: nossa felicidade consiste em permanecer Nele. (Cf. João 15, 3). Por esse motivo, Ele mesmo previne com sua graça nosso desejo e acompanha nossos esforços de conversão.

Mas, o que é em realidade converter-se? Converter-se quer dizer buscar a Deus, caminhar com Deus, seguir docilmente os ensinamentos de seu Filho, Jesus Cristo; converter-se não é um esforço para realizar-se a si mesmo, porque o ser humano não é o arquiteto do próprio destino. Nós não fizemos a nós próprios. Por isso, a auto-realização é uma contradição e é demasiado pouco para nós. Temos um destino mais alto. Poderíamos dizer que a conversão consiste precisamente em não considerar-se ‘criadores’ de si mesmos, descobrindo deste modo a verdade, porque não somos autores de nós mesmos.


Conversão consiste em aceitar livremente e com amor que dependemos de Deus, nosso verdadeiro Criador, que dependemos do amor. Isto não é dependência mas liberdade. Converter-se significa, portanto, não perseguir o êxito pessoal, que é algo que passa, mas, abandonando toda a segurança humana, seguir sempre com simplicidade e confiança no Senhor, para que Jesus se converta para cada um, como gostava a Beata Teresa de Calcutá de dizer, em ‘meu tudo em tudo’. Quem se deixa conquistar por Ele não tem medo de perder a própria vida, porque na Cruz Ele nos amou e se entregou por nós. E precisamente, ao perder, por amor, nossa vida, voltamos a encontrá-la”.


Sua Santidade, Papa Bento XVI