domingo, 30 de maio de 2010

SANTÍSSIMA TRINDADE – Uma Fonte que brota e inunda



Solenidade da Santíssima Trindade
30 de maio

“Um só Deus, um só Senhor, na trindade das pessoas e na unidade da natureza”

”O Pai, o Filho e o Espírito Santo são de uma só substância e de uma inseparável igualdade. A unidade está na essência, a pluralidade nas pessoas. O Senhor indica abertamente a unidade da essência divina e a trindade das pessoas quando diz: “Batizai em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. Não diz “nos nomes”, mas
“em nome”, mostrando assim a unidade da essência. Em seguida, porém, emprega três nomes, para mostrar que há três pessoas.

Nesta Trindade se encontra a origem suprema de todas as coisas, a beleza perfeita, a alegria bem-aventurada. A origem suprema, afirma Santo Agostinho no seu livro sobre a verdadeira religião, é Deus Pai, de quem provêm todas as coisas, de quem procedem o Filho e o Espírito Santo. A beleza perfeita é o Filho, a verdade do Pai, que em nada se distingue dele, que veneramos com o Pai e no Pai, que é o modelo de todas as coisas, porque tudo foi feito por Ele e tudo se refere a Ele. A alegria bem-aventurada, a soberana bondade, é o Espírito Santo, que é o dom do Pai e do Filho; e devemos crer e manter que este dom é exatamente como o Pai e o Filho.

Ao contemplar a criação, concluímos pela Trindade de uma só substância. Apreendemos um só Deus: Pai, de quem somos, Filho, por quem somos, Espírito Santo, em quem somos. Príncipe, a quem recorremos; modelo, que seguimos; graça, que nos reconcilia”.

Santo Antônio de Lisboa
Franciscano, Doutor da Igreja
Sermões para o domingo e as festas dos santos

Fonte: A Voz do siêncio

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Discipulos curados para Amar e Servir



“Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo aquilo que ordenei a vocês!”Mt 28,19-20

Deus quis necessitar dos homens para difundir seu Evangelho e para dispensar sua Graça. A missão de fazer com que todos os povos se tornem discípulos de Jesus exige de nós uma perfeita comunhão com Aquele que desde o “princípio nos fez bons, nos ‘modelou’ à sua imagem e semelhança; colocou em nossos corações a vocação de se sermos santos, irrepreensíveis, transcendentes, ou seja, de irmos além dos limites de nossa estrutura física, psicológica, cultural; irmos além de nossa própria historicidade, no rumo da eternidade.”

Deus criou o ser humano como pessoa e lhe deu a missão de crescer em todas as dimensões.

Porém, o maligno que sempre se contrapõe ao projeto divino, vai criando inúmeras formas para desencaminhar e destruir a criatura humana e, com isso, toda a missão para a qual fomos predestinados.

O inimigo de Deus quer a nossa destruição. Somos um terreno disputado. Ele tende a aproveitar-se das nossas feridas psicológicas(rancor, mágoa, ressentimento), que são verdadeiras pancadas sofridas na trajetória da vida, para nos atacar e causar danos de nível espiritual.

Todas essas emoções negativas vão criando feridas no nosso coração, bloqueando-nos para a vivência plena do amor maior e nos impedindo de assumir totalmente a nossa vida em Deus.

Muitas vezes nem temos consciência dessas feridas interiores, no entanto, elas emergem em forma de angústia, tristeza, depressão, ansiedade, carência afetiva, ciúmes, pessimismo, hipersensibilidade, arrogância, teimosia, etc

Esses traumas interiores vão ficando dentro do nosso processo de crescimento. Lançam irmão contra irmão, separam, obscurecem e destroem a unidade. Então acontece o que disse São Paulo: muitas vezes não fazemos o bem que queremos e, quase que inexplicavelmente, acabamos fazendo o mal que não queremos(Rm 7,15).

Como consequência, produzem-se situações de alta tensão, abrem-se profundas rachaduras no corpo do movimento, o que às vezes dura muito tempo, levando-nos a um afastamento do caminho que Cristo nos abriu para Deus e para o irmão.

Surge, a partir daí, a grande necessidade de se buscar a restituição da saúde interior; de curar as feridas do coração. Nesse caso, afirma Ignácio Larrañaga, que “a oração deve fazer vivamente presente Deus, cuja ‘lembrança’(presença) deve sufocar em mim as vozes do instinto e motivar condutas semelhantes à de Jesus.”

A Graça que tanto precisamos e a saúde interior que tanto desejamos só é possível em Jesus. Quanto mais se reza, mais Jesus está vivo na pessoa que o invoca. Quanto mais vivo Jesus está, mais vai triunfando em nossas vidas a vitória de Cristo. “Triunfe em vossos corações a paz de Cristo para a qual fostes chamados”(Cl 3,15).

Entretanto, não nos enganemos. Todo esse processo de cura interior para um vida nova não é instantânea, de uma hora para a outra, como que por milagre. A vida nova nasce num processo de busca, decisão e confiança na Graça de Deus, com a nossa cooperação. “Como somos aquilo que fomos decidindo ser no decurso dos anos, na intersubjetividade com os outros e com Deus, fomos sendo ‘construídos’ ou ‘destruídos’ aos poucos. Então é preciso todo um processo de cura, restauração e libertação de tudo aquilo que foi sendo danificado por conta dos erros e pecados que praticamos ou recebemos”.

Neste sentido, cabe a nós vigiar e travar uma luta contra todos os instintos provenientes da maldade. Deus disse a Caim: “...o pecado está escondido, agachado atrás da porta. Ele te espreita como uma fera. Mas tu tens que dominá-lo”(Gn 4,9). Orando por nossa cura interior, vigiando e lutando contra os nossos pensamentos e sentimentos negativos, decididos a não sermos “fantoches” do inimigo e firmes, em Nome de Jesus, iremos reavivar e desenvolver integralmente nossa vida cristã-batismal na perspectiva de crescermos plenamente na nossa vocação para a santidade.

Busquemos ser pessoas novas que no poder de Deus, sob a ação do seu Espírito, não permanecem esperando que o tempo nos modifique, pois “o tempo faz é apodrecer”. Decididos, caminhemos para ser pessoas novas com atitudes novas. Afinal, não se põe remendo de pano novo em roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano e o rasgo fica maior ainda”(Mt 2,21).

Quando caminharmos nessa busca de santidade e cura interior, e anunciarmos a Palavra de Deus com palavras e atitudes, como afirmou João Paulo II, teremos um tempo novo de santidade.

Devemos ser discípulos curados para amar e servir!

Nesta alegria de sermos escolhidos de Deus e pela intercessão de Maria, a primeira e mais perfeita discípula de Jesus, mãos e coração à Obra. Graça e Paz!

Leila Lemos
Acompanhante - DJC Cascavel

Encontro de Espiritualidade do Apostolado da Bênção




Já temos uma nova data para o Encontro Geral da Bênção: Dia 20/06/10 na Casa Graça e Paz em Maracanáu de 8h às 16h.


Convido a todos a intensificar suas orações, pois estamos vivendo um tempo de luta árdua na consistência de nossa identidade, assim como dando novos passos na caminhada discipular, fundação de outro DJC-Local e tudo isso implica em orar e vigiar mais, bem como fortalecer o zelo por nossa vocação e missão.

Estejamos vigilantes, como também intercedendo uns pelos outros. Somos um só DJC e alegria de um e também a alegria nossa. Devemos ser um só coração e uma só alma, embora tenhamos vários membros exercendo outras funções, o que no final, para nossa alegria, nos faz um só corpo.

CONVIDO-OS A MEDITAR ESSE TEXTO ELABORADO COMO PARTILHA NO VOCACIONADO 2009-2010

Estamos vivendo um momento que nossa missão exige mais de nós, tanto na intimidade maior com Deus (oração), como na formação. Sabemos que é o Espírito Santo quem deve conduzir toda a ação do discípulo de Jesus. Ele é quem restaura, concede os dons para o serviço e o testemunho. Mas, toda ação do Espírito acontece na abertura e no querer do cristão; na decisão, na busca incessante do conhecimento de Deus, do fortalecimento do que se é...

O discípulo precisa crescer. Não basta ao tronco ter a aparência de forte se não tem resistência. É a formação, que no Discipulado acontece primordialmente nas Fraternidades cristãs, que nos oportuniza o nosso crescimento e a capacidade para pescar, formar e acompanhar novos discípulos. Sem isso podemos cair na ilusão de pensarmos que já sabemos tudo ou que não precisamos mais saber nada. Onde podemos cair ou simplesmente fazermos a coisa de qualquer jeito, sem parresia, mistagogia, sem unção e claro, sem nenhuma eficácia na evangelização.

Deus nos quer especialistas nos que fazemos- pois ele nos dar o seu espírito para que isso aconteça. Se não formos bons naquilo que fazemos podemos acabar como o pato que sabia nadar, correr, voar e quando chegou o caçador, foi quem morreu. Sabia fazer de tudo um pouco, mas não sabia fazer bem nada.

Por isso que cada vez mais nossos instrumentos de formação nascidos de nossa própria caminhada(MOPDs) que foram rezados, editados por nós e que não podem deixar de ser lidos, estudados sob o risco de não conhecermos bem nossa missão específica, vocação e o que nos é propostos para que a evangelização aconteça precisa ganhar mais espaço em nossa caminhada discipular e vejam que não são caros!”. Caro é não conhecê-los! A busca do conhecimento, do crescimento não é nenhum fardo imposto, mas algo necessário a nós. Jesus chamou os discípulos, acolheu-os, curou, ensinou e os formou para a missão. ”São grandes as obras de Javé, dignas de estudo para quem as ama.” (Sl 117,2)

Volto a chamar atenção para o Espaço que deve ter a Meditação Orante da Palavra de Deus em nossas vidas, pois o que se mais observa é o quanto a Sagrada Escritura tem sido deixada de lado em nossos dias avexados... Temos que amar e cuidar daquilo que é nosso... Onde está o nosso amor? O nosso Compromisso com Deus dentro do Discipulado predispõe zelo, respeito por nossa identidade... Se não o fizermos como será nosso testemunho frente aqueles que nos são confiados? Deus nos tem confiado muito, por isso também nos tem exigido tanto. Acredito que tudo o que estamos vivendo agora é para edificação do nosso Discipulado e todo o esforço é precioso. Colheremos muitos frutos!


Que estejamos sempre unidos sob a graça de Deus e a proteção de Maria.

Leila Lemos
Conselheira Geral do Apostolado da Bênção

terça-feira, 11 de maio de 2010

A Oração




Dominaste-me e obtivestes o sucesso... (Jer 31,99) Um amor muito maior que nós, mas que se faz tão pequeno que invade o nosso ser e nos toma. E, sem controle, nos deixamos invadir pelo amor que pode tudo recriar e tudo transformar. Um olhar tão penetrante que de dentro torna-nos transparente a nós mesmos, e, de repente, como num espelho vemo-nos tão simples, tão machucados e necessitados de um amor que nunca passe. Uma presença tão envolvente que sem entender expandi-nos e quase sem querer somos lançados no outro. Como explicar o que é ser amigo de Deus (?). É hora de ver a vida e ali, perceber que Deus sempre esteve a nos falar, a unir-se a nós, ainda que no meio de nossas exigências.

A atração é algo muito comum, basta abrir os olhos e o mundo estará cheio de coisas que por seu brilho, cor e beleza arrancará um bom tempo do dia. Acontece que engolfados por muitas vistas, a vida vai passando sem que o melhor sabor se tire de tudo. E nisto, perceber um voz bela, forte e instigante que não grita, apenas torna claro tudo, pode não ser tão, digamos, evidente.

Dedicar-se a Deus é na verdade deixar-se invadir pela caridade, por um fogo consumidor que vai devorando o nosso ser e transformando, embelezando o nosso viver. Como diria São tomas de Aquino “Deus é amor em ato”, aquele que ora, que dedica tempo ao Seu melhor amigo – Deus, é movido pelo amor e sua vida torna-se semelhante a de Jesus – de coração manso, como a pomba e de astucia comparável a uma cobra.

Em meios aos desafios, que sem dúvidas é o nosso mundo jovem, o nosso coração permanece em paz e firme, mesmo sendo levado a cruz. Uma forma de encontrar força, coragem e amor ao próximo é adorar o Santíssimo. Ali no Coração de Jesus tudo se cala, e lá vemos o Deus que misteriosamente nos acolhe como somos e este amor constrangedor eleva-nos a dignidade que o Pai do Céu nos concedeu, de sermos filhos de Deus.

E, dentro de nós existe este imenso espaço que reclama aquele momento com o Eterno, com Aquele que não passa, com Meu Deus. – Meu Criador. Como diria Santo Agostinho “Inquieto deixastes o meu coração, inquieto ficará, enquanto não repousar em ti”.

Minutos ou horas, um final de semana, talvez um retiro, um conversa saudável sobre a bíblia – a carta de amor de Deus, sobre a vida dos santos , deste que são conhecidos pelo grau de amizade com Deus que tiveram, nos seus respectivos tempo, talvez seja tudo que precisamos para equilibrar a nossa personalidade inclinada a tanta comodidade com aquela beleza que Deus colocou em nós, quando nós criou e re-criou no batismo.

“Seduziste-me Senhor e eu me deixei seduzir...”, não é uma voz para ter receios e medos, mas um voz tranqüila e próxima que diz, “ Eu quero misericórdia” (Mt 9,99). Escutar, significa tomar decisões, escolher com quem se anda e saber onde andamos. Como diria Teresa de Jesus “é saber a quem me dirijo”, ou como São Francisco “Quem és Tu, Senhor? Quem sou eu?”

Então é hora de silêncio e lançar o pensamento nEle que ocultamente nos e escuta e enxerga muito mais que nós.

Fonte: Formação Shalom

domingo, 9 de maio de 2010

Mãe, dádiva de Deus




“Ninguém se assemelha ao Senhor como a mãe, por sua capacidade de gerar a vida e assim participar da própria essência de Deus”.

Nesta data tão especial, dedicado as mães, tantos as presentes, como as que estão junto de Deus, queremos agradecer a Deus por tão precioso presente a nós concedido.

Por mais que tentássemos definir o valor de uma mãe, as palavras não seriam suficiente para descrever sua beleza, doação,generosidade e compreensão... Sua presença doce, seu colo aconchegante... Mãe, em si ja vem carregada de ternura e bondade.

Por isso hoje, quando voltamos nossa atenção, carinho e amor aquelas que são flores do jardim da existência, como retribuir tudo o que foi feito?

A maior homenagem é corresponder com a vida ao que elas investiram tanto.

"Estarmos bem encaminhados nos designios de Deus, na justiça, no bem e no amor. Presente nenhum valerá mais. Coração de mãe é morada eterna e refúgio de bem estar dos filhos".

Por isso, a todas voçes mães que fazem o Discipulado de Jesus Cristo, nosso carinho, respeito e orações. Consagramo-nas ao coração de Jesus pela a intercessão de Maria, nossa maezinha querida.

DE MODO ESPECIAL PARABENIZAMOS A FATIMA SANTOS, MÃE, DISCIPULA MISSIONÁRIA DE JESUS QUE HOJE COLHE MAIS UMA ROSA NO JARDIM DO CRIADOR.Parabéns!

Graça e Paz e Deus as abençoe!