sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Em 2011, estejamos atentos ao chamado do Senhor!



“Avance para águas mais profundas e lancem as redes para a pesca.”

Ano Novo me faz lembrar esta bonita passagem do Evangelho de São Lucas, quando os discípulos tiveram uma experiência marcante com Jesus. Eles já estavam cansados. Haviam trabalhado a noite toda, sem nada apanhar. Estavam cansados de tentar pescar, mas o Senhor os chamou a recomeçar. Vejamos o que diz o trecho: “ Avance para águas mais profundas e lancem as redes para a pesca. Simão respondeu : “Mestre, tentamos a noite inteira, e não pescamos nada. Mas, em atenção a tua palavra, vou lançar as redes”. Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se arrebentaram. Então fizeram sinais a seus companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles foram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. Quando Simão Pedro viu isso, atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, Afasta-te de mim, porque sou um pecador! É que o espanto tinha tomado de conta de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer… Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo, e seguiram a Jesus.” (Lc 5, 4-7).


Posso ver algumas aplicações para nós neste tempo em que estamos entrando, um novo ano, um recomeço. Assim como os discípulos, muitos de nós estamos cansados. Não nos cansamos no pecado, mas tentando pescar, ou seja, na própria obra de Deus. Nos esforçamos tanto e muitas vezes acabamos com a sensação de que não pegamos nada! Mas Jesus ordenou que os discípulos tentassem mais uma vez, não desistissem, não desanimassem. Ao contrário! Ele ordenou que lançassem as redes de novo, só que agora, eles deveriam ir onde as águas são mais fundas.


As águas mais fundas falam de mais trabalho, de gastar mais tempo para chegar ao lugar ideal, onde as redes serão jogadas para uma pesca maravilhosa. Jesus nos manda ir além de onde já temos ido em todas as áreas de nossas vida, mas podemos pensar nesse convite como uma necessidade de buscá-lo mais. De investir mais tempo em Sua presença, buscando as águas mais fundas do Espírito. Mais tempo em oração, mais tempo em intercessão, mais tempo em adoração, mais tempo na Palavra, águas mais fundas.


É interessante perceber a resposta de Pedro. Ele foi tão sincero. Disse que realmente estava cansado, mas porque Jesus estava mandando, ele obedeceria. E essa deve ser a nossa atitude também. Por isso, em Nome de Jesus, busquemos a Ele, fonte de Vida e Salvação. Avancemos um pouco mais na constituição de nossa fraternidade, no crescimento de nosso ministério. Se estamos cansado, ate justificável pelas lutas do nosso dia a dia, mas não deixemos de navegar para as águas mais profundas. È um pedido do Senhor!


Dê uma nova chance a si mesmo e obedeça a voz do Senhor te chamando para ir mais fundo! Liberte-se de tudo o que te prende à margem. Solte as ataduras, os laços, rompa os limites que te impedem de ir além nos propósitos de Deus para a sua vida. Talvez isso signifique mudar a direção do seu barquinho. Tenha coragem e mude. Seja ousado para obedecer a nova direção de Deus para você e seu ministério, pois Ele te chama para ir mais fundo, sair do confortável e seguro e arriscar, acreditar, ter fé e ir aonde Ele quer que você vá. É nesta obediência que experimentamos o milagre, o sobrenatural.


Eram tantos peixes que as redes quase se romperam e o barco estava a ponto de afundar. Outros ministérios (outros barquinhos) foram ativados para ajudar a Pedro nesta pesca maravilhosa. E se esperamos o sobrenatural de Deus em nossas vidas e ministérios vamos precisar fazer as coisas da maneira de Deus, no lugar, na hora, como e quando Ele determinar. E geralmente, Ele nos permite chegar ao cansaço, às tentativas frustradas das nossas próprias maneiras e métodos, para sabermos a diferença de quando Ele faz as coisas acontecerem!


O mais lindo, porém, foi que o resultado da pesca, os números, os recursos representados pelos tantos peixes, não puderam ofuscar a revelação de Jesus que os discípulos tiveram com esta experiência. Pedro se jogou aos pés do Senhor reconhecendo seus próprios pecados, sua fragilidade, sua humanidade, e viu Jesus como o Santo, digno de adoração, Senhor e Mestre, Deus encarnado, Deus conosco.


Que neste ano de 2011 possamos recomeçar, apesar de todo cansaço e desânimo. Que obedeçamos e nos lancemos na nova direção, onde as águas são mais fundas. Que nos surpreendamos com aquilo que só Deus pode fazer: uma pesca maravilhosa. E que em assombro nos prostremos diante dAquele que é digno de toda adoração, o nosso Senhor Jesus Cristo.