domingo, 25 de setembro de 2011

Somos construtores da obra de Deus...


Graça e Paz meus queridos irmãos!

Passado uma semana do Deus te Abençoe, trago ainda em meu ser a grande alegria de ser do Discipulado. Não que ela não existisse antes, mas o Bom Deus a renovou,  a reavivou com sua graça, com sua bênção. E como já dizia na partilha que fiz acerca do Deus te Abençoe, nossa missão continua na construção da obra de Deus: na construção espiritual, para que “todos juntos nos encontremos unidos na mesma fé e no conhecimento do Filho de Deus, para chegarmos a ser o homem perfeito que, na  maturidade do  seu desenvolvimento, é a plenitude de Cristo “(Ef 4, 13) e na construção estrutural (prédios) visando que  todo o nosso trabalho de evangelização seja desenvolvido com  muito mais eficácia, unção e parresia.

Na última Reunião do Conselho Geral foi visto os passos que tem dado nosso DJC e que no momento é necessário investirmos  em nossas sedes, visto que precisamos  fortalecer nossas bases operacionais de trabalho. Para glória de Deus já somos muitos e estamos em vários locais diferentes. O Conselho Geral e seus respectivos conselheiros estão dando passos de acompanhamento no sentido de que crescendo em seus especificos, possa ajudar cada vez mais o DJC a desenvolver a sua missão e vocação.

Estamos vendo o DJC Fortaleza trabalhando a todo vapor para a construção da coberta e todos que fazem parte deste local devem ajudar mesmo. O espaço de Evangelização de Fortaleza é muito bom e bonito e ficará mais, pois a coberta vem para edificar e fortalecer a estrutura da obra, esta que tem sido nestes 11 anos de DJC, uma referência de Evangelização, pelo quantitativo de pessoas   e ser o mais bem estruturado a nivel de ministérios e serviços. 

Desta forma, o Discipulado de Fortaleza, conforme a última reunião do Conselho, passa a ser  referência dos Organismos do DJC. Para tanto, “Cada Específico Geral vai construir um salão no lado direito da casa do DJC Fortaleza, seguindo a linha do atual salão do Apostolado Geral das Artes. Tais salões vão servir de referência para os Específicos Gerais, onde poderão ser feitas reuniões, guardar arquivos de documentos, bem como, promover atendimentos e aconselhamento personalizado etc. Desta forma, a casa da Fraternidade de Aliança em Maracanaú permanece sendo para eventos e reuniões internas e o imóvel do DJC em Fortaleza, além de ser a casa do DJC Fortaleza, também será local de referencia e atividades próprias dos Específicso Gerais”(Conselho Geral/ set/2011)

ASSIM, O APOSTOLADO GERAL DA BÊNÇÃO (NÃO É SÓ O APOSTOLADO DE FORTALEZA, MAS DE TODAS AS OUTRAS LOCALIDADES), TENDO A FRENTE A MIM, COMO CONSELHEIRA GERAL, JÁ INICIOU A CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO DO NOSSO SALÃO E GOSTARIA QUE TODOS PARTICIPASSEM. CLARO, COMO SEI QUE TODOS ESTÃO ENVOLVIDOS EM ALGUM PROJETO LOCAL, COMO FORTALEZA NA COBERTA, PACOTI NA COMPRA DO SOM, CASCAVEL NA CONSTRUÇÃO DO SALÃO, NÃO QUEREMOS ATRAPALHAR, MAS TAMBÉM NÃO ISENTAMOS NINGUEM DA PARTICIPAÇÃO. É PARA O BEM DO DJC. ASSIM, VOCÊ PODE SER CRIATIVO E VER COMO AJUDAR; PODEM REUNIR-SE E FAZER UM BOLO E VENDER,ASSIM COMO  BOMBONS DE CHOCOLATE; FAZER UM COFRINHO DE MOEDAS; RIFA DE CAIXA DE CHOCOLATES, CESTAS DE LANCHES; CONSEGUIR ASSINATURAS NO LIVRO DE OURO (DOADO PARA A BÊNÇÃO PELA SHEILA), CONSEGUIR DOAÇÕES  E OUTROS...  È UM TRABALHO EM CONJUNTO, ONDE TODOS SE AJUDAM E NO FINAL, TODOS COLHERÃO OS FRUTOS DO SACRIFICIO: A COLHEITA NA EVANGELIZAÇÃO. EU MESMA JÁ CONSEGUI R$ 50,00 E VOU CONTINUAR TRABALHANDO PARA CONSEGUIR MAIS. SE BEM PERCEBERMOS, É UM PASSO NOVO E COMO VAI SER BONITO DEPOIS  DIZERMOS QUE FOMOS NÓS QUEM CONSTRUIMOS, PORQUE ACREDITAMOS EM DEUS E NO DJC.

Como sonhamos alto, já enconstamos lá 2 linhas. Começamos pelo teto(risos), pois o alicerce somos nós, trabalhando juntos, que o faremos. Eu acredito, por isso,  confio na providência de Deus quando dispomos a fazer nossa parte. Se você também acredita, sendo da Bênção ou não, ajude-nos nesta construção e o nome de Deus sendo glorificado, estaremos fazendo a vontade daquele que nos escolheu e chamou a sermos DISCIPULADO, como também dando passos seguros no seguimento de Jesus e na implantação de seu Reino .

Leila Lemos
Conselheira Geral do apostolado da Bênção

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

"É de Deus de onde as bençãos vem..."

Graça e Paz amados de Deus!

Passado quase uma semana do Deus te Abençoe, trago bem vivo em meu ser o fogo do amor que foi abrasado em meu coração, durante o  encontro com a Benção de Deus, com a Água da vida: Jesus.

Cada momento foi muito significativo. O Encontro com a Bênção de Deus que se deu na Palavra, pois no momento da manha a Palavra de Deus foi entronizada e Adorada. Clamamos a Cristo Jesus, Ele, O Verbo Encarnado,  que suscitasse em nós, por obra e graça do Seu Espirito Santo, um profundo amor a sua Palavra, a fidelidade na Meditação Orante, a força na caminhada discipular e que de dentro de nosso coração a água da vida fluisse. Por isso, pediamos ao Senhor forças para tirarmos os cascalhos, as sujeiras, os garranchos, tudo aquilo que fomos pondo em nossos corações que impedia que a agua jorasse. Foi um verdadeiro "escavacar", "esgotar o poço" e acredito, Jesus escutou nosso clamor, porque lá mesmo ja tomavamos posse de toda esta bênção, de toda esta graça.

Ainda no periodo da manha tivemos  a pregação com a Edilma, Conselheira Geral dos Jovens.. " A Palavra  divina exprime-se ao longo de toda a historia da salvação e tem sua plenitude no misterio da encarnação, morte e ressurreição do Filho de Deus" (Verbo domini) . Por isso que a "Sagrada Escritura deve ser proclamada, estudada, lida, acolhida e vivida como Palavra de Deus, por ser o fundamento de toda a realidade.Deus criando e conservando todas as coisas pelo Verbo(cf jo 1, 3), oferece aos homens um testemunho perene de Si mesmo na criação" (VD) e o homem que experimenta da palavra sente dentro de si o impulso para o bem, para conformar-se a Ela, porque para edificar sua vida verdadeiramente, o homem necessita de alicerces que durem para sempre, para além das certezas humanas. "Sois meu abrigo, o meu escudo, na vossa palavra pus a minha confiança" (Sl 119, 14).  Portanto, o Filho é a revelação definitiva do Pai, a palavra que se fez carne, que se fez pequena para habitar no meio de nós. "Por meio do Verbo fostes feito, mas é preciso que por meio do Verbo sejas refeito" (Sto Agostinho) e para o DJC a Palavra é Verdade que dever ser amada, conhecida, proclamada, cultivada no coração dos discipulos de Jesus.... Depois de concluir a pregação, foi ministrada pela Alvinha ( Apostolado da Benção do Antonio Bezerra) a oração de amorização à Palavra de Deus.


Após concluida a parte da manha, almoçamos juntos. A tarde reiniciamos o Encontro com o Ministerio de Devoção Mariana, sob a responsabildade da Socorro França, Coordenadora Geral deste ministerio e foram ministradas orações e canticos com muita unção declarando o amor e  veneração por Nossa Senhora, a Mãe do Verbo Encarnado, a primeira que comungou  Jesus e que por manter-se fiel Palavra de Deus, deixou que em seu ser fosse plenificada a promessa do Pai: "Eis aqui a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra."

Após o intervalo, voltamos com a pregação "Tenho sede de Ti" , do encontro de Jesus com a samaritana no  Poço de Jacó que ao pedir "dar-me de beber", tinha sede em dar-se. ." Bento XVI diz: “Se há uma sede física indispensável para viver nesta terra, existe no homem também uma sede espiritual que só Deus pode satisfazer”. “Jesus provoca na Samaritana essa sede espiritual, pedindo a ela a água do Poço de Jacó: “Dá-me de beber”. (v.7) e ao pedir tinha sede do amor de sua criatura, sede em lhe dar agua viva: o seu Espirito Santo. O Catecismo esclarece: “Jesus tem sede, seu pedido vem das profundezas do Deus que nos deseja”. “Deus tem sede de que nós tenhamos sede dele”. (2560 ).E para aquela mulher tudo se transformou, graças ao encontro com o Senhor Jesus, que a deixou abalada ao ponto de abandonar a bilha de água e correr para contar as pessoas da aldeia: "Vinde ver um homem que me disse tudo quanto fiz. Não será ele o Messias? E os que viram e ouviram puderam então dizer: Já não acreditamos por causa daquilo que você disse: agora nós mesmos ouvimos e sabemos que este é, de fato, o salvador do mundo". Jesus a encheu de toda  a sua Bênção, dando-lhe a certeza de quem era e levando-a a passar por uma processo de conversão que al levou  proclamar quem a abençoou, quem lhe devolveu a paz, tirando-a de sua vida sem sentido, de procuras; restituiu sua ligação com o Pai, que a buscou tantas vezes como tem feito conosco. Ele que nos busca quando estamos acomodados na nossa fé, indiferentes ao seu chamado de nos comprometermos sempre mais com Ele; que nos busca quando estamos alegres para se alegrar conosco e também quando estamos tristes para unindo nossa dor à dele tornar nosso fardo mais leve;que nos busca das mais diversas formas, porque tem sede de resgatar-nos, de salvar-nos, de fazer-nos plenamente felizes. Ele tem sede de que sejamos libertos das sequelas do pecado e curados das feridas que os vícios nos causam. Ele tem sede de que nos tornemos, nele, fortes contra toda tentação, e cheguemos a ser santos, porque Ele tem sede de nós...

Após a pregação, o Santissimo foi entronizado e Adorado. Jesus veio ao nosso encontro, veio ter com os seus escolhidos, veio para saciar o DJC com a sua graça, lavar-nos de todas as sujeiras, impurezas do nosso coração, causadas tantas vezes por nossos pecados, mas também pela falta de amor a obra, a negligência, a indiferença... Ele veio e nos ENCONTROU e nos abençoou com toda a bênção espiritual e nos deu de beber da água da vida...

Muito poderia ser dito, mas ao olhá-lo Vivo, presente ali Sacramentado no Salão da Fraternidade, tendo unido em torno dele os discipulos que caminham no DJC, so pude dizer, como ja diz o cântico " não tenho nem palavras para me expressar, o brilho dessa luz que vem do teu olhar, encontro meu abrigo, meu lugar..." Só posso, diante da plenitude da bênção, pois assim o foi no meu coração e no coração de outros que comigo ja partilharam, elevar as mãos e agradecer, a ser louvor da sua glória. Só dizer, Obrigada Jesus por ser pleno em nossas vidas, em nos ter dado o Discipulado e nos conduzir a ser uma so familia, dentro desta caminhada discipular, nos passos que temos dado a cada dia, no teu seguimento, alguma vezes vacilantes, mas certos de tua presença.  Bendito sejas  Cristo Jesus!

Continuamos nossa missão! Bebemos na Fonte que é Cristo e nos tornamos  canais desta graça na vida de tantas outras pessas.É  nossa vocação, é nossa missão: "Ser e formar discipulos", não há como não ser feliz vivendo assim.
A experiência do cristão, que renasce no batismo e se torna discípulo de Jesus, será ainda maior quando os que ele encontrar pela vida ou que evangelizar disserem a mesma coisa, ou seja, que o testemunho foi o início, mas, agora, amadureceram e se encontraram com o Cristo vivo. Assim, a nossa missão leva as pessoas ao aprofundamento da fé e ao encontro com Jesus, multiplicando os discípulos de Jesus.


Leila Lemos
Conselheira Geral do Apostolado da Bênção

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Disciplina Comum do Apostolado Geral da Bênção/2012




Discipulado de Jesus Cristo
Organismo: Apostolado Geral Bênção


1. Objetivo geral do DJC:
-Reavivar e desenvolver integralmente a vida cristã-batismal na perspectiva do seguimento de Jesus Cristo.

2. Objetivo específico do Apostolado da Bênção:
-Evangelizar na unção do Espírito Santo com querigma, mistagogia e parresia dentro das quatro dimensões: espiritualidade, testemunho, apostolado e eclesialidade, por meio da intercessão de Nossa senhora e através da Oração Cristã, pregação da Palavra de Deus para que as pessoas encontrem Jesus, convertam-se e perseverem na caminhada discipular do DJC, tornando-se discípulos e formando novos discípulos.

-Bendizer a Deus e ser instrumentos da sua benção na vida dos outros através dos ministérios constitutivos do Apostolado da Bênção.

3. Estratégias:
Considerando o Método de Evangelização e Acompanhamento de Discípulos do DJC:

- Fortalecer o Ministério de Intercessão a Nível Geral, nos encontros semanais de intercessão pelo o conjunto do DJC, por seus membros e pelos eventos locais;

- Acolher para evangelizar, unindo querigma, mistagogia e oração de bênção no Siloé (prioritariamente), Reavivamento no Espírito Santo, Deus te Abençoe e nos demais eventos e atividades de evangelização que realizarmos dentro da caminhada do DJC.

-Servir nos eventos do DJC sempre pedindo a proteção da Virgem Maria para que nos conduza ao seu filho Jesus e faça de nós instrumentos de bênçãos na vida de cada irmão que necessitar.

-Crescer no nosso ministério especificao (Cura e Libertação) buscando formações específicas nos subsidios do DJC, documentos da igreja e noutras fontes que assegurem a fé católica e as diretrizes da Santa Mãe Igreja;

- Realizar formações específicas com articuladores e coordenadores da Bênção para formação para os Ministérios de Cura e Libertação, Aconselhamento e/ou pessoas de outros ministérios e Apostolados que se sintam chamados;

-Editar o blog o Apostolado da Bênção com postagens que edifiquem o crescimento pessoal dos discipulos e ajudem na formação dos mesmos;

-Utilizar e orientar no decorrer da nossa caminhada discipular o uso da Bíblia, agenda da Caminhada discipular, Catecismo da Igreja e dos subsídios do DJC.

- Ler, estudar e divulgar entre as pessoas as Publicações do Discipulado (Irmanador Discipulado, Agenda da Caminhada Discipular e Temários de Meditação Orante da Palavra de Deus - MOPDs), assim como o uso da camisa do DJC;

-Realizar Acompanhamento Personalizado com articuladores e coordenadores do Apostolado da Bênção em encontro ja agendados na disciplina comum deste específico, favorecendo o crescimento e amadurecimento espirtual.
-Incentivar o pagamento da Contribuição Fiel.

- Favorecer o tríplice acompanhamento do DJC:  Acompanhante Geral acompanha o conjunto do DJC Geral. Acompanhante Local acompanha o conjunto do DJC Local. Conselheiros Gerais acompanham os seus Específicos, sobretudo ajudando a efetivar o MEAD nos respectivos órgãos do seu Específico e ministrando formação para todos os servidores

-Difundir a criação dos Ministérios de Evangelização das Famílias nos Apostolados Locais da Benção com a finalidade de ser um ministério de visitação e bênção para todos os lares, na perspectiva de que as familias descubram os caminhos do amor, da compreensão, do dialogo sincero e busquem a Jesus em sua plenitude, no seu seguimento;
-Zelar pela Sede geral do Apostolado da Bênção  e fortalece-la como base operacional dos trabalhos de evangelização.

4. Ministerialidade

Considerando a Estrutura Básica do nosso DJC:

4.1 - Acompanhante Geral: Pe. Marcos Oliveira

4.2 - Ministérios Gerais de Assistência

. Ministro Geral de Reavivamento:
. Ministro Geral de Desenvolvimento Integral: Edmar
. Ministra Geral das Vocações: Lidiane

4.3 – Específicos Gerais

- Conselheiros Gerais da Bênção: Leila e Ercílio
. Ministério Geral de Devoção Mariana: Socorro França

- Conselheira Geral das Artes: Sheila
. Ministério Geral de Música: Helton

- Conselheiras Gerais da Infraestrutura: Socorro e Rizete

. Ministério Geral de Tesouraria: Rizete
. Ministério Geral de Secretaria: Renata Naira (auxiliar)
. Ministério Geral de Comunicação: Carlos Filho (auxiliar)
. Ministério Geral de Loja: Eudenha
. Ministério Geral de Lanchonete: Elizane

- Conselheiros Gerais dos Jovens: Edilma e Eduardo

- Conselheiros Gerais dos Adultos:  Renata e Otinha

- Conselheiros Gerais dos Casais: Derim e Evanda, Neto e Zuleide


4.4 – Apostolado Geral da Bênção

- Conselheiros Gerais: Leila Lemos e Ercilio Ferreira

- Articulador do Apostolado da Bênção- Cascavel: ?
 .Ministério Local de Liturgia:
. Ministério Local de Devoção Mariana: Geni
. Ministério Local de Oração:
. Ministério Local de Intercessão:

- Articulador do Apostolado da Bênção- Fortaleza: Ercilio e Marlene
 .Ministério Local de Liturgia: Fátiuma Santos
. Ministério Local de Devoção Mariana: Socorro França
. Ministério Local de Oração:
. Ministério Local de Intercessão: Lena

- Articulador do Apostolado da Bênção – Palmácia: Jaquelândia
 .Ministério Local de Liturgia:
. Ministério Local de Devoção Mariana:
. Ministério Local de Oração:
. Ministério Local de Intercessão:

- Articulador do Apostolado da Bênção – Vila Manoel Sátiro: ?
 .Ministério Local de Liturgia:
. Ministério Local de Devoção Mariana:
. Ministério Local de Oração:
. Ministério Local de Intercessão:

- Articulador do Apostolado da Bênção – Pacoti: Jandira
 .Ministério Local de Liturgia:
. Ministério Local de Devoção Mariana:
. Ministério Local de Oração:
. Ministério Local de Intercessão:

- Articulador do Apostolado da Bênção – Antonio Bezerra: César e Alvinha
. Ministério Local de Liturgia: Terezinha
. Ministério Local de Devoção Mariana: Socorro
. Ministério Local de Oração: Alvinha
. Ministério Local de Intercessão:

5) Agenda 2012

Reuniões ordinárias das segundas-feiras a partir da Disciplina Geral:

- Primeiras segundas: Conselho Geral, na Casa da Fraternidade de Aliança

- Segundas segundas: Encontro de Aliança, na Casa da Fraternidade de Aliança (a partir de julho com a participação dos Vocacionados)

- Terceiras segundas: Corpo de Apostolado Local, na quadra paroquial do Antonio Bezerra

- Quartas segundas: Encontro de Aliança, por sub-fraternidades de aliança. Simultaneamente, durante o primeiro semestre, os Vocacionados estarão com a Lidiane (Ministra Geral das Vocações) participando do Encontro Vocacional na Casa da Fraternidade de Aliança. (No segundo semestre, irão estudar individualmente ou em pequenos grupos as formações indicadas pela Lidiane).

- Quintas segundas: livres
 
Agenda 2012
(Estas datas não podem ser esquecidas sob o risco de ferirmos nossos Estatutos e nosso crescimento Espiritual)

Janeiro:
20 a 22 – Retiro dos DCAs e Vocacionados ao Compromisso de Aliança, na Casa da Fraternidade de Aliança
22 – Celebração da Aliança, na Casa da Fraternidade de Aliança

Fevereiro:
19 a 21 – Reavivamento no Espírito Santo, na Vila Olímpica do Canindezinho

Março:
18 -Encontro de Espiritualidade -Casa da Fraternidade de Aliança- 8:00h às 16:30h.

Maio:
20- Encontro de Formação na Casa da Fraternidade de Aliança- 8:00h às 16:30h

Junho/Julho
Festejos Paulinos, nos DJCs Locais (Acompanhantes Locais)

Julho
29 – Confraternização Graça e Paz, na Casa da Fraternidade de Aliança

Setembro:
16- Deus te Abençoe ( Evento anual promovido pelo Apostolado da Bênção, Apostolado das Artes e Infraesturtura)- 8:00h ás 17:00h

Outubro/ Novembro/Dezembro:
Kairós, a festa do Rei Jesus, nos DJCs Locais.




               “A experiência do cristão, que renasce no batismo e se torna discípulo de Jesus, será ainda maior quando os que ele encontrar pela vida ou que evangelizar disser a mesma coisa, ou seja, que o testemunho foi o início, mas, agora, amadureceram e se encontraram com o Cristo vivo. Assim, a nossa missão leva as pessoas ao aprofundamento da fé e ao encontro com Jesus, multiplicando os discípulos de Jesus.”

Leila Lemos
Conselheira Geral do Apostolado da Benção


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Festa da Exaltação da Santa Cruz
2009-09-14
-

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: “Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna.
Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”. 
(Jo 3,13-17)

Que Liturgia da Palavra fantástica a de hoje! É a festa da Exaltação da Santa Cruz, “da qual pendeu a salvação do mundo”.

     Começamos nosso caminho numa das mais fortes manifestações de revolta na Palavra de Deus. Moisés (e o próprio Senhor) escuta palavras duras e ingratas do povo, que estava sendo alimentado, milagrosamente, pelo maná que caía do céu: “Por que nos fizestes sair do Egito para morrermos no deserto? Não há pão, falta água, e já estamos com nojo desse alimento miserável”. Aqui a questão fundamental – na qual vale a pena nos deter um pouco mais – é a da ingratidão, do seu poder “corrosivo” em nós.

      A ingratidão não é um simples “não ser grato”. Da mesma forma que com o povo, ela fragiliza o nosso relacionamento com Deus e nos rouba a confiança Nele. Quando menos esperamos, estamos – ainda que “apenas” interiormente – murmurando ou mesmo renegando o Senhor e Seus feitos maravilhosos em nossa vida. A vida livre parecerá um peso insuportável, pior que a escravidão (lá ao menos tínhamos algumas gratificações), muito exigente e, no fim, impraticável. Por mais que o Senhor realize milagres tremendos, me alimentando com pão do céu, saciando-me a sede com água da rocha ou mesmo abra o mar na minha frente para que eu o atravesse a pé enxuto, nada disso será alimento à minha fé. Estarei acostumado a assistir “de camarote” aos portentos de Deus, mas sem me deixar tocar por Deus e, quando muito, sentirei apenas as mesmas “boas emoções” que tenho ao ver um filme ou a alguma fatalidade. Ferido na minha gratidão, da mesma forma que o povo no deserto, Deus será para mim somente “aquele que faz e que deve fazer muito mais” (senão eu saio, desisto, volto ao Egito) e me acharei na posição de impor a Ele condições. No entanto, o Senhor estará querendo revelar-se a mim pura e simplesmente como “Aquele que é”, e os quarenta anos do povo no deserto não falam de outra coisa senão desta tentativa de Deus: revelar que “Ele é”.

      Mas por que falar tanto de ingratidão na Festa da exaltação da Santa Cruz? É que hoje é dia privilegiado de contemplação... Contemplação profunda e fecunda da Santa Cruz e daquele que nela nos salvou... Dia de mergulho no mistério. E não pode ser outro o sentimento latente em nosso coração senão a gratidão. Mas continuemos.

     É desse abismo de ingratidão e rebeldia - que nos valeu da parte de Deus o envio de serpentes “para nos morderem o calcanhar” (Gn 3,15) - que clamamos ao Senhor. Ele, por sua vez, pede a Moisés: “Faze uma serpente de bronze e coloca-a como sinal sobre uma haste...”, todos os que olham para a olhavam ficavam curados. E este é o link para o maravilhoso evangelho de hoje, no qual Jesus nos rasga o coração quando diz: “Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna.”

      Este é um trecho do conhecido diálogo de Jesus com Nicodemos, “príncipe dos fariseus, que foi ter com Jesus à noite”.

      Jesus aqui diz que será levantado “do mesmo modo como Moisés levantou a serpente”, e, de fato, é assim que tudo se dá: Cristo é levantado como salvação para todos. Mas não podemos deixar de meditar e contemplar a diferença abissal entre os dois eventos: no deserto, uma imagem de serpente pendurada numa haste e no Calvário, o Filho do Deus Vivo, o Primogênito do Pai; no deserto, Moisés - talvez o único justo dali - é quem “levanta” a serpente; no Calvário, somos nós, você e eu que o fazemos e no deserto, a ferida a ser curada era um sinal da rebeldia e ingratidão interiores e no Calvário, é do pecado mesmo que somos curados, é da fonte de todos os males que o Senhor Jesus nos salva na cruz, vencendo a morte, o pecado e o Maligno; no deserto o alcance da graça é restrito, pois nem todo o povo a experimenta, mas apenas quem “olhava para a serpente de bronze, ficava curado” e no Calvário a graça é universal, alcança todos os homens de todos os tempos... Alcança você e eu, agora, neste exato momento; no deserto Moisés intercedeu e Deus inspirou-lhe a fazer a serpente de bronze e no Calvário é Cristo mesmo quem intercede, e é Cristo mesmo quem se oferta, dando seu corpo e sangue, amando-nos até as últimas conseqüências, “humilhando-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz”.

      “Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna”.

      Estas palavras escondem um mistério  e um poder só “tocáveis” pela oração. Santa Madalena de Pazzi, diante da imagem do Crucificado e vendo a que extremos chegou o amor do Pai por ela, exclamava com assombro: “Você é louco!”. É esta a experiência - mais que tudo, uma experiência - que o Senhor quer nos dar hoje: a partir da contemplação do mistério da cruz, deixar que o Espírito exalte a cruz em nós, acima de qualquer pecado, ferida ou fraqueza. 

      De fato, não existe em toda a história um sinal mais poderoso que a Cruz, é ela o emblema dos remidos, a marca dos eleitos e o sinal que identifica os cristãos, hoje exaltada por nós. Mas – alguns podem dizer – como podemos “exaltar” aquilo que foi instrumento de tanta dor para um homem, que por ali morrer se tornou “maldito”? Na verdade, a pergunta que deve ser feita é: como não celebrar e exaltar, sim exaltar, o lugar do qual Cristo nos salvou, o altar no qual Seu corpo santo foi ofertado ao Pai por nós e o sinal da maior prova de amor que a humanidade já recebeu? Não, nenhuma crítica pode ser feita contra a belíssima festa de hoje, pelo menos não por quem conhece a profundidade da salvação operada por Cristo na cruz; quem, de verdade, contempla com os olhos da fé a Cruz do Ressuscitado, só pode exclamar diante dela: “Bendita!... Eis o lenho da cruz, do qual pendeu a salvação do mundo”.

      Hoje exaltamos a Cruz do Ressuscitado e lembramos: a melhor forma de fazê-lo é com nossa vida, com o nosso testemunho. Deixemos que o Espírito nos envolva e nos converta de toda ingratidão à cruz. Contemplemo-la, gratos por este “sinal”, o maior que o pai já nos deu.

“Das obras do Senhor, ó meu povo, não te esqueças” (Salmo 77)

Fonte: Site Shalom

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Deus te abençoe- Orientaçoes


Graça e paz queridos irmãos!

Estamos nos aproximandodo Deus te Abençoe e desde já convido a todos do Apostolado da Bênção a colocar-se diante de Deus como intercessores que confiam e por isso pedem Sua ação misericordiosa  e providente para todos nós. Os que confiam no Senhor serão revestidos de todo o poder do alto e graças serão derramadas de forma abundante.

Lembrando que este Encontro promovido pelo Apostolado da Bênção e em comunhão com os Apostolados das Artes e Infraestrutura é um Encontro de Espiritualidade para os discipulos do DJC com muita oração, Fraternidade, Intercessão de Maria, Pregação, Adoração e  Ministração da Bênção de Deus. Como já falamos antes, é o encontro da nossa sede com a sede de Deus. Para os que fazem parte de um destes apostolados virão por convocação, mas, para  os demais discipulos fica feito o convite, e é ate por que venham passar esse dia na presença de Deus, com os irmãos, no entanto não tem peso de obrigação.

Nossa Programação encerrará as 16:30h, visto que todo esse momento é para o crescimento e  aprofundamento do DJC. Deste modo, peço aos Conselheiros, Articuladores, Acompanhantes Locais e coordenadores dos diversos Organismos do DJC a  orientar, principalmente quem não tem a possibilidade de ir a Missa no domingo a noite,  ir a Missa no Sabado, visto que a Liturgia do sabado já contempla a de Domingo e assim, não haja atropelos ao final do nosso evento e estejamos lá de corpo, alma e coração entregues inteiros ao Senhor , Nosso Deus.

Como estamos no tempo de preparar tudo e tudo com muito zelo, peço ainda que os que estão a frente dos organismos ligue para a Corrinha ou traga  Segunda, para o  Encontro de Aliança, a quantidade de pessoas que virão. Esses encaminhamentos são para o nossa organização e conto com a colaboração de todos.

Foram feitas algumas blusas para o evento e já estão a  venda na loja do DJC. Falar com a Socorrinha.

No mais, joelhos no chão e coração na oração, para louvarmos e bendizermos a Jesus, O Verbo Encarnado, senhor e dono do Discipulado.

Leila Lemos
Conselheira Geral da Bênção

domingo, 4 de setembro de 2011


“E Deus os abençoou e lhes disse : Sejam fecundos , multipliquem-se , encham e submetam a terra ;”(Gn 1,28)

A
 Igreja de Cristo, como não podia ser diferente, tem seus ensinamentos fundamentados na Bíblia e sofre várias críticas da sociedade principalmente em universidades ou em discursos científicos alegando os tais, que acreditar na “historinha” da Bíblia é um simplesmente comodismo no que se refere ao fazer questionamento, porém os mesmos não se propõem a entender em que se baseia a Doutrina da Igreja. Pois a mesma acredita sim em evolução, porém não numa evolução sem Deus.

A Leitura da Bíblia Sagrada é a forma mais eficaz que se tem para conhecer o grande Amor que Deus tem por nós. Logo no seu início ela trata de toda a criação e sempre enfatiza no final de cada feito que: “Deus viu que era muito bom”. Mas quando Deus chega ao seu clímax - a criação do homem a sua imagem e semelhança - Deus não somente fala que é muito bom, vai além Ele ABENÇOA. Somos abençoados desde a criação do mundo quando Deus nos presenteia com o paraíso. A sua Principal Obra Ele dá a graça de ser fecunda e de se usufruir de todas as maravilhas. Mesmo quando o pecado entrou no mundo Deus não nos abandonou a própria sorte, mas sempre se faz presente na vida do seu povo. 

Trabalhar com a Benção é trabalhar com o que há de mais Santo, pois é a Ação de Deus em nosso meio. É o doar-se para deixar que o Senhor use de nós para chegar até outro e transforme a vida do outro, através da evangelização para o bem comum ou até mesmo em um conselho/orientação. 

A partir do momento que deixamos o Senhor agir em nosso meio e passamos a declarar seu senhorio na nossa vida como um todo, passamos a vivenciar a bênção na nossa vida levando a mesma a ser uma eterna oração, onde se torna possível enxergar Deus na face do irmão e presente na mais simples ação da natureza.

Quando Deus nos chamou a existência Ele também nos chamou a santidade e não a imoralidade .  A vivência de acordo com a vontade do Pai nos leva a conhecer sua benção e experiencia-la na nossa vida, pois o Deus que já agia agirá muito mais para que a edificação e santificação de seus filhos aconteçam. 

A cada momento temos uma nova oportunidade de acolher as bênção de Deus e através deste acolhimento romper com o pecado que nos afasta da Verdade e nos confunde com as falsas alegrias do mundo, pois só há  verdadeira Alegria , em Cristo. “nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” ( 1 Cor 2, 9)

Graça e Paz
Jaylson Reis – AGB

AMIZADE COM DEUS



É o Senhor que toma a iniciativa de se relacionar conosco “Buscar-me-eis e me encontrareis: procurar-me-eis do fundo do coração, e eu me deixarei encontrar por vós.”( Jer 29,13s )

Santa Teresa nos diz que “a oração é um trato de amizade com Deus”. Nossa motivação para a oração deve ser sempre o amor a Deus. É o amor a Deus que nos impulsiona aos desafios de tão grande bem. Orar é portanto um diálogo de amor. A oração é um Dom de Deus e não um esforço nosso e, podemos afirmar até mesmo que o primeiro passo é sempre Dele. É o Senhor que toma a iniciativa de se relacionar conosco. Por isso, a oração não só é um sadio desejo do nosso coração mas, mais do que isto, é um DESEJO DE DEUS.

Cada um de nós temos um coração de oração que precisa ser trabalhado, desenvolvido para crescer no Dom da oração. Este trabalho consiste num acolhimento da graça de Deus. O coração de oração não é algo que vamos comprar com os nossos esforços, mas que vamos acolher com a nossa liberdade. Este coração orante vai se realizando na nossa história. É um exercício, contínuo e assíduo. É um trato de fidelidade e sinceridade com Deus.

Na oração Deus é que inicia o diálogo. Nosso primeiro passo é pedir o Espírito Santo e abrir o coração para que agindo em nós Ele nos ensine a falar com Deus. Quando clamamos de coração sincero, o Espírito Santo começa a arrumar as coisas, pois nossa alma na maioria das vezes, se encontra bagunçada, e sem a ajuda do Espírito que vem para ordenar e silenciar o nosso ser é impossível agradar a Deus. Quando o Espírito Santo começa a agir eu esqueço de mim e das coisas a minha volta e me volto para Deus. Quando eu me disponho a ter uma vida de oração, Deus não vai permitir que eu continue a mesma pessoa, pois a cada encontro com o Senhor o Espírito vai com a sua luz me revelando QUEM É DEUS E QUEM SOU EU.

Este conhecimento de nós mesmos é essencial para percebermos que não somos perfeitos e que não precisamos ser perfeitos para nos relacionarmos com Deus. Na oração não temos que nos preocupar em não se distrair, em não ter pensamentos vãos, em multiplicar as palavras, em ser isso ou aquilo para Deus mas em AMARMOS MUITO, isto é o essencial.

Se vamos para junto de Deus usando uma máscara de bonzinhos e não vou com os meus pecados e a maldade que há no meu coração, eu já levo a casa arrumada, então eu já não preciso do Espírito para arrumar tudo e nem mesmo posso agradar a Deus na mentira, pois um relacionamento de amizade requer acima de tudo sinceridade e confiança para conhecer o outro e deixar-se conhecer.

Devemos ser como o publicano que batia no peito diante de Deus e rezava: “Tem piedade de mim que sou pecador” e não como fariseu que se justificava com as suas obras e negava a sua verdade. A humildade é uma virtude essencial. Ela nos leva a permitir que o Senhor dê o primeiro passo e inicie este diálogo de amor conforme Ele deseja.

No início de uma amizade são necessários alguns passos:

O primeiro deles é a escolha mútua: Ser escolhido sem que eu tenha escolhido esta pessoa, ou escolher e não ser aceito na escolha pelo outro não levam adiante uma amizade. Quando escolho e sou escolhido, a amizade acontece na alegria e na tristeza. Deus é o amigo que estará sempre escolhendo e acolhendo. Dele vem a possibilidade de acolhê-Lo.

O segundo passo é a abertura: a amizade é uma doação de igual para igual. Não posso pensar que não tenho nada para dar a Deus e me colocar somente como aquele que acolhe. Deus não é o amigo máximo, nem o amigo protetor mas, o amigo que eu amo, o qual, sou chamado a acolher.
O terceiro passo é a honestidade: para Santa Teresa a verdade é fundamental na oração.

O quarto é a fidelidade: sabemos que da parte de Deus isto nunca faltará e, será até mesmo Sua fidelidade para conosco que nos ensinará a sermos fiéis a Ele. Com certeza se marcamos com o Senhor às quatro horas para rezar, às três horas, Ele já estará ansioso esperando por nós. Então sentiremos impulsionado o nosso coração para não permitir que o nosso amigo fique a nos esperar.

Quando nos elegeu o Senhor nos fez um convite para sermos seus amigos. A nós cabe responder com compromisso e interesse a divina proposta. Esta sem dúvida é uma resposta de amor e alguém que ama e se sabe amado por Aquele que com tanto zelo nos escolheu e nos amou primeiro.

Fonte: Comunidade Shalom.