domingo, 25 de outubro de 2009

Mas, o que vem a ser a oração de Intercessão?



A oração de intercessão não é somente uma luta amorosa para arrancar do pecado aqueles que estão presos nas trevas, mas é também uma súplica a Deus para que o Reino do Céu prospere. O Catecismo da Igreja Católica confirma isso:

“A intercessão é uma oração de pedido que nos conforma de perto com a oração de Jesus. Ele é o único Intercessor junto do Pai em favor de todos os homens, dos pecadores, sobretudo. “Ele é capaz de salvar de modo definitivo aque¬les que por meio dele se aproximam de Deus, visto que Ele vive para sempre para interceder por eles” (Hb 7,25). O pró¬prio Espírito Santo "intercede por nós... pois é segundo Deus que ele intercede pelos santos" (Rm 8,26-27)” (CIC 2634)

A Intercessão é uma oração que nos faz conformes a Jesus. A Intercessão é uma oração que parte de um coração ligado a Jesus e que pede, segundo os planos de Deus, salvar o homem todo e todos os homens. O Catecismo da Igreja Católica ilustra muito bem que a oração é uma batalha espiritual na qual todo cristão está envolvido:


“A oração é um dom da graça e uma resposta decidida de nossa parte. Supõe sempre um esforço. Os grandes orantes da Antiga Aliança antes de Cristo, como também a Mãe de Deus e os santos com Ele, nos ensinam: a oração é um combate. Contra quem? Con¬tra nós mesmos e contra os embustes do Tentador, que tudo faz para desviar o homem da oração, da união com seu Deus. Reza-se como se vive, porque se vive como se reza. Se não quisermos habitualmente agir segundo o Espírito de Cristo, também não poderemos habitualmente rezar em seu Nome. O "combate espiritual" da vida nova do cristão é inseparável do combate da oração.
(CIC 2725)


O Catecismo assim nos ensina que estamos em um combate misterioso, que estamos lutando contra nossa natureza carnal e contra as trapaças de Satanás, ambos que procuram nos afastar da comunhão com nosso Deus.

São Paulo já dizia nossa luta não e “contra homens de carne e sangue, mas contra os principados e potestades, contra as forças espirituais do mal espalhadas nos ares” (Ef 6, 12)

Deste modo, precisamos estar cientes que nossa luta é, antes de qualquer coisa, espiritual. Nossa batalha não se dá somente para arrancar do reino das trevas o máximo de almas que já se encontram dominadas pelo mal, mas para impedir que as trevas invadam os filhos de Deus. E essa batalha só será vencida se batalharmos por meio da Oração, da comunhão Eucarística, do jejuar, da meditação da Palavra de Deus onde nos será revelada a Sua vontade.


Trechos do Livro: Procura-se um Intercessor(RCC)