sábado, 5 de junho de 2010

SER DISCIPULADO É BOM DEMAIS!



Hoje, ao ler a postagem do Pe. Marcos, nosso Acompanhante e fundador do Discipulado de Jesus Cristo, voltei meus pensamentos para contemplar a minha história dentro dessa obra, que na verdade é, minha grande família de fé, formação, missão e aqui quero partilhar porque SER DISCIPULADO É BOM DEMAIS!

Eu conheço o Discipulado desde o começo. Faço parte das primeiras lutas, dos primeiros desafios e que não foram poucos. Trilhei com essa obra os pequenos passos no assumir nossa identidade, de encarná-la e hoje alegro-me com os grandes passos dados em nossa caminhada discipular, dos degraus que fomos galgando ao longo desses 10 anos. Percebo nitidamente a mão de Deus em tudo. É uma obra inteiramente d'Ele, pois esse projeto primeiro era d'Ele e que foi colocado, por escolha do próprio Deus no coração do Padre Marcos Oliveira para assumi-lo para nós e que me alcançou por Sua tão grandiosa misericórdia.

Recordo-me que eu estava completamente afastada da Igreja, nem mesmo fazendo o mínimo: ir as missas dominicais. Encontrava-me totalmente sem sentido, sem rumo. Minha vida era um marasmo e no final de maio de 2000 começou a transformação. Num fim de tarde, voltando do trabalho, encontrei em minha casa Pe. Marcos (que pouco conhecia). Ele era Vigário Auxiliar e responsável pelos Agentes de Pastoral da Paróquia de Cascavel. Tinha passado a tarde visitando a localidade, atrás de pessoas que quisessem começar a organizar uma Comunidade da Paróquia. Após muitos convites, nenhuma pessoa assumiu o compromisso. Alguns ainda demonstraram o desejo de participar de alguma atividade da Igreja, mas ninguém aceitou o compromisso pedido.

O padre precisava de pessoas que começassem a ser elos de ligação entre a localidade e a Paróquia e no decorrer da caminhada a Comunidade seria organizada. Resolveu ir embora após a pescaria frustrante. Já tinha passado bastante da minha casa quando sentiu Deus mandando-o olhar para trás e que entrasse naquele lugar. Voltou e entrou. Foi quando ficou conversando com a minha mãe até o momento da minha chegada. Então, explicou-me a razão da sua visita e me fez o convite para começar a ser representante da minha localidade na Paróquia.

Senti que ele havia sido enviado por Deus para mostrar-me o caminho da volta e, mesmo sem me achar digna e pronta, dei meu sim seguramente.
A forma de Deus mostrar seu amor por mim foi tão extraordinária que algo novo brotou do meu coração. O desejo de ser toda de Deus foi aos poucos tomando conta do meu ser. A partir disso, toda a força que faltava para pôr fim àquela prisão me foi dada e, de passo em passo, o Senhor foi devolvendo-me a alegria, a paz e o desejo de viver uma vida nova na Graça dAquele que tomou para si as minhas dores.

Voltei para a Igreja. Busquei a Confissão e a Comunhão depois de anos. Passei então a ver e a experimentar a Eucaristia como a rocha firme de minha nova vida. Passados três meses daquela visita fui convidada a participar do Discipulado de Jovens. Aceitei e, extraordinariamente, dois meses depois, já ingressava no grupo dos que fariam o Compromisso de Aliança.
(trechos do testemunho escrito para o Irmanador nº 5).
Minha volta, minha primeira conversão estava intimamente ligada a tudo o que Deus faria depois... Logo após o primeiro Compromisso de aliança, por sua missão sacerdotal Pe Marcos foi enviado a uma outra cidade e deixou-me no Acompanhamento do Discipulado de Cascavel.

Costumávamos nos encontrar na Casa Paroquial, primeira referencia do DJC. Com a saída do Padre tivemos que de imediato alugar uma casa que fosse a referencia dos primeiros Comprometidos de Aliança. Eram os primeiros passos e eu não entendia muito da nossa missão, só sabia que não poderia deixá-la morrer. Foram momentos muitos difíceis, desde não ter todos os meses o dinheiro para pagar o aluguel(mas nunca deixamos de fazê-lo), ate as dificuldades da caminhada fraterna. Mas acredito que ali, em meio às dificuldades, nossa identidade foi sendo forjada, nosso amor ao DJC se firmando e nossa caminhada sendo feita.

A partir daí a graça foi se derramando mais. Logo, após assumir a nova Área Pastoral, Pe. Marcos já começava outro Discipulado Local. Novas lutas, novos desafios e ai final de 2002 éramos mais de 60 Comprometidos de Aliança. Depois de 2 anos nascia o DJC Palmacia. Depois veio do DJC da Vila Manoel Satiro. A Missão Graça e paz e por último, o mais novo: O DJC do Antonio Bezerra.

Tenho visto e acompanhado todos esses passos: as proezas, os milagres, as maravilhas de Deus a cada momento, nossa comunhão com a Igreja, bem como muitos dos desafios, das batalhas, da busca e preservação de nossa identidade em cada local.

Eu me sinto muito privilegiada por participar do começo dessa historia [Discipulado].. Foi um tempo muito profundo para mim, um tempo em que eu aprendi muitas coisas e uma delas, AMAR PROFUNDAMENTE NOSSA MISSÃO. Como poderia ser diferente se Deus o concedeu como base de minha vida discipular?.

Eu não tenho dúvida de que tudo o que eu vivo, hoje, na minha caminhada na Igreja de Cristo, no meu ministério de Acompanhante Local do DJC-Cascavel, Membro do Conselho Geral (Conselheira Geral do Apostolado da Benção) tem fundamentalmente a presença do DJC que me ensina, do DJC que me forma. Sem dúvida nenhuma, eu falo isso – sem medo de errar – que muito do que sou hoje é porque faço parte dessa grande obra de Evangelização que é o DJC de Jesus Cristo que amo e tenho dado muito dos meus dias, das minhas horas pois acredito no DJC, naquilo que Deus tem feito em nós e através de nós. Amo por que conheço. Amo porque sofro e sofro porque AMO. "Só se ama aquilo que se conhece".

E você conhece nossa história? Ainda não? Tem esperado o que para testemunhar esse amor? Pra vestir a camisa do Nosso DJC. Ela traz muitas alegrias e não deixa faltar a cruz. Que maravilha! Nas primeiras comunidades, os discípulos eram também conhecidos pelo o amor que os unia e claro, suas vidas testemunhavam a presença de Jesus, na alegria e na tristeza, nos milagres e nas perseguições.Era uma verdeira aliança de amor. Eles eram DISCIPULOS DE JESUS.

Teria eu muitas razões, muitos prodígios a narrar de nossa caminhada. Mas o existir do DJC já é razão de louvores eternos ao Senhor. A presença de Deus nele, transformou, mudou minha vida completamente. Sou Comprometida de Aliança há 10 anos com Jesus dentro do DJC e essa Aliança feita com o Senhor e selada pelo Espírito Santo é, para toda eternidade.

E você, tem razões para afirmar que SER DJC È BOM DEMAIS?

Partilhe conosco enviando sua experiência para djc.partilha@hotmail.com Anuncie, proclame, como diz São Paulo, no tempo oportuno e inoportuno que ser de Deus, que ser DJC È BOM DEMAIS!

Faça como o Rodrigo do SJC-Jovens da Vila Manoel Sátiro

O DJC pra mim é muito importante porque ainda sou muito jovem e depois que entrei no DJC eu vi que a verdadeira alegria esta em Deus e não no mundo e ele transformou minha vida. Depois que minha mãe entrou ela mudou muito e eu gostei .Ela se transformou totalmente em Deus e agora aqui em casa minha mãe só escuta radio católica; não se escuta mais musicas do mundo
Eu o amo porque estamos servindo a Jesus, o nosso salvador e não a qualquer pessoa.