quinta-feira, 14 de abril de 2011

Encaminhamentos para Construção e Formação dos Apostolados Locais da Benção


Amados irmãos do Apostolado da Bênção, Graça e Paz!
Que as graças do Coração do Nosso Senhor sejam derramadas em abundência em nossos corações fazendo de nós, instrumentos de Paz e conversão!

Estamos em constante missão e nos organizarmos como Apostolado da Bênção é permitir que Deus realize seus prodígios e milagres através de nós, povo a quem Ele escolheu como herança, como canais de graça, de paz, de amor, de bênção.

Nossa missão é sublime pois não agimos por nos mesmos, mas Por Cristo, com Cristo em Cristo para glorificação de seu Nome e salvação de nossas almas. Agimos para que muitos possam estar na presença de Jesus, com Ele viva e seja feliz.

Precisamso abraçar essa causa, precisamos acolher e amar nosso chamado. É a nossa felicidade, é nossa missão.

Assim, os encaminhamentos que seguem são para subsidiar a formação dos Apostolados Locais da Bênção de cada DJC Local, tendo como objetivo viver nossa vocação, assumir nossa missão...

Estive dia 10/04/11 no DJC Palmacia encontrando-me com o Apostolado Local da Bênção e foi muito bom.O Encontro aconteceu pela manha e senti que Deus esta nos levando pelo caminho certo. A tarde fui a Pacoti e reuni-me com o Apostolado de lá e mais uma vez, o encontro foi ungido, acolhido e ja sai de lá com a certeza de que muitos frutos serão colhidos... Preciso ainda me encontrar com o Apostolado do Antonio Bezerra, que está com o Apostolado da Bênção em construção para repassar, estudar, Meditar estes direcionamentos, para na unidade do Espirito Santo sermos um só DJC vivendo nossa vocação, assumindo nossa missão.


Vejamos:

CONSIDERAÇÕES INICIAIS


Neste primeiro momento, estamos estruturando em cada DJC local o Apostolado da Bênção, dadas a importância da evangelização e a formação integral de discípulos servidores, bem como a organização e articulação dos ministérios Carismáticos deste Apostolado: Devoção Mariana, Ministros de Oração, Pregadores,Liturgia, Intercessores...

Temos como referencial para nosso crescimento, O Siloé, encontro de oração semanal , evangelização e integração do DJC e se bem percebermos, a Bênção tem uma fundamental participação e responsabilidade em realizar tudo com parresia, mistagogia e unção para que se realize a missão ordenada por Cristo de “ser” e ‘formar’ novos discípulos para o reino de Deus, como manter a unidade entre todos os específicos do DJC, visto que um de nossos objetivos é Bendizer a Deus e ser instrumentos da sua benção na vida dos outros.

Deste modo, precisamos nos organizar, rezar nossos serviços e crescer, conforme o carisma que Deus conceder a cada um, no seu serviço específico. Temos sempre que lembrar, nossa vocação é um chamado e aquele que chama deseja que nosso sim seja dado no dia dia de nossa missão, do nosso zelo e crescer como apostolado da Bênção, significa a renovação do nossos sim ao Pai, em favor dos irmãos. Por isso, o nosso melhor sempre deve ser dado, não por obrigação, mas por Amor a Deus, ao irmão, ao DISCIPULADO.

Outro meio importante é a formação. Existe uma gama de informações que nos são repassadas a cada momento. Umas ate ajudam, outras deturpam a imagem de Cristo, distorce as palavras do evangelho e se não tivermos atentos, ate nós mesmo teremos nosso olhar desviado e como aconteceu a Pedro, quando se tira o olhar de Cristo, a fé enfraquece e somos sugados para baixo e afundamos.

Vamos evangelizar! Assumamos o que Cristo nos confiou. Terão sacrifícios? Será necessário disciplina? Sim, mas a vitória é certa e alegria dos frutos que se colhe, as almas que são levadas a Deus, a alegria de ver alguém saindo das trevas, do pecado, da mentira e voltando para Cristo, garanto, a alegria da salvação é tão profunda para quem vive, como para quem ajudou a vivê-la. Vamos colher, mas antes temos que plantar, com tudo o que isso implica, desde o cavar, lançar a semente e esperar a colheita. Eu acredito que somos frutos da bondade de Deus e que somos dignos de sua confiança!

DIRECIONAMENTOS

• Os encontros do apostolado deverão acontecer no mínimo de 2 vezes ao mês. Os primeiros encontros são para ir criando os laços de fraternidade, favorecer ambiente de crescimento de irmãos e zelar pela vocação, que também é a missão do DJC, “ser e formar discípulos, assim como aprofundar-se no que é próprio desse apostolado.
• Daí, um destes encontros fica para a intercessão e encaminhamentos e o outro, para formação. Segue algumas orientações para estes encontros:

Orientação I- Encontro de Intercessão

Ambiente Silencioso e agradável. É importante o reservasse para rezar. Não é mais um encontro, é um colocar-se diante de Deus para interceder pelo outro, em favor do outro... Não precisa correria. (Reservar no mínimo 1 hora);Se essa poder ser feita diante do Santíssimo Sacramento, segue-se também o Silêncio da adoração, mas sempre intercessoria.

*Invocação a Trindade Santa;

*Devoção Mariana- Terço Mariano, 1 Mistério, Terço da Misericórdia, Da providência ( Ver as necessidades) .Pedir a mãe sua Intercessão...

*Oração de Súplica e entrega ao Espírito Santo
-Oração de Intercessão por toda obra DJC, por sua vocação e missão, Pelo Acompanhante Geral, Pela Igreja, e pelos Pes. do mundo inteiro(Papa, Bispos) e pela necessidades que são confiadas ao DJC rezar;

*Palavra de Deus/Meditação;

*Encaminhamentos do Apostolado/Oração final

O 2º encontro será para formação, que pode ser subsidiada pelos temários de MOPDs, Irmanador, DOCs da Igreja e outros que poderão ser encaminhados pelo Acompanhante Geral ou pela Conselheira da Bênção.

Agora, tendo em vista a estruturação deste apostolado, encaminho para que em maio, todos possam fazer o Temário da Oração Cristã ( adquirir livro com as publicações do DJC- Temário 2) e fazer encontros ininterruptos que culminará no encontro de espiritualidade, mais ou menos no inicio de Julho.

ORIENTAÇÃO 2- FORMAÇÃO

Ambientação
Momento Inicial ( animação e fraternidade/Recolhimento e Oração)
Palavra de Deus ( Meditação Orante/ partilha ou Pregação)
1º Encontro da Oração Cristã ( Temário 2)- Meditação Orante da Palavra de Deus
2º Encontro da Oração Cristã ( Temário 2)- Oração da fé
3º Encontro da Oração Cristã ( Temário 2)-Oração do Coração
4º Encontro da Oração Cristã ( Temário 2)-Oração no Espírito Santo
5º Encontro da Oração Cristã ( Temário 2 )-Glorificai a Deus com vosso corpo
6º Encontro da Oração Cristã ( Temário 2)- Ao Senhor teu Deus adorarás
7º Encontro da Oração Cristã ( Temário 2)- Louvai o senhor
ENCONTRO DE ESPIRITUALIDADE DA ORAÇÃO CRISTÃ
(Escolhe-se um dia inteiro para este encontro- Ver programação e direcionamentos no TEMÀRIO 2 pags 51 a 57)

Obs 1:. Desejamos que na caminhada cada DJC Local tenha sua equipe de intercessores. Mas, como em alguns DJCs estamos no processo inicial, vamos seguir a principio, estes encaminhamentos.

Obs 2: Lembramos que nos encontros de formação, a Oração é mais breve, no máximo 40 minutos com Oração e Palavra de Deus. O foco aqui e a formação.

Obs 3: Disponibilizo-me a está nos Encontro de Espiritualidade (Encerramneto do temário). Contudo, o articulador precisa ligar antes para confirmação e agendamento. Não se pode esquecer também que o Apostolado da Benção caminha em comunhão com o DJC Local. As decisões passam pela aprovação do Acompanhante Local.

“Eu sou a Videira, e vocês são os ramos. Quem fica unido a mim, e eu a ele, dará muito fruto, por que sem mim vocês não podem fazer nada. (Jo 15, 6)


Mão e corações a obra!
Leila Lemos
Conselheira Geral do Apostolado da Bênção